quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Armazenamento de cereais e grãos para conserva de longa data - SOS CIDADES

Todos os grãos devem ser de boa qualidade, bem escolhidos, sem umidade e sem pó.
Para retirar o pó, esfregue os grãos num pano limpo, usando somente para este fim. Existem duas maneiras para secar os grãos quando forem comprados em meses de maior umidade ou dias chuvosos:
1- Colocá-los numa assadeira e expô-los ao sol até secarem. (2 a 3 horas)
2- Ou então, acender o forno por + ou – 20min deixar esquentar bem, desligue, coloque os grãos dentro de uma assadeira e ponha no forno até que ele esfrie mexa de vem em quando, até estarem totalmente sequinhos.

Processo de queima de oxigênio

Colocar os grãos no vasilhame até 05 cm da borda. Fazer com pedaço de papel alumínio um copinho, colocar dentro algodão embebido no álcool, coloque sobre os grãos, colocar fogo e em seguida fechar o vasilhame com o algodão ainda queimando. O fogo apaga e não há mais oxigênio dentro do interior do vasilhame, passe fita crepe e vela derretida (parafina derretida) para vedar bem.
Obs. Se a tampa for de plástico, ela deve ser protegida na parte interior com um pedaço de papel alumínio.
Processo com garrafas plásticas (refrigerante, etc..)
Colocar os grãos na garrafa numa altura de 4 dedos, acrescentar 3 dentes de alho de boa qualidade com a casca, repetir o processo até que a garrafa esteja totalmente cheia de um batidinha para que não haja nenhum espaço vazio, tampe a garrafa, passe fita crepe na tampa para ficar bem vedada.
Uma boa conservação e em lugar seco pode durar até 10 anos.

Obs: para grãos pode-se usar a técnica depreenchimento, socar bem dentro da garrafa pet para que os grãos possam preencher bem o espasso de dentro da garrafa  e não precisar de nenhum outro produto para a concerva.

Material necessário para este tipo de armazenamento são:

1- Garrafas plásticas - lavadas e esterilizada com álcool e bem secas.
2- Alhos do tipo médio (o suficiente para a quantidade de grão)
3- Fita crepe.
4- Funil (para facilitar a colocar os grãos nas garrafas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário