segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Ciclone tropical, ventos fortes - SOS CIDADES

Existe uma diferenciação básica entre tufão, ciclone e furacão embora os três termos descrevam o mesmo tipo de fenômeno.

¨   
   O ciclone caracteriza-se por ser uma tempestade violenta em regiões tropicais ou subtropicais quando os ventos superam os 103 a 119 km por hora. Acima de 120 km, Ciclone tropical.

¨   
   O furacão já possui uma velocidade maior que 199 km por hora e costumam girar no sentido horário no hemisfério sul e no sentido anti-horário no hemisfério norte. São comuns no mar do Caribe ou nos EUA, chegando a medir de 200 a 400 km de diâmetro.
¨   
   O tufão é o nome dado aos ciclones no sul da Ásia e na parte ocidental do oceano Índico tendo as mesmas características de um furacão.

¨ Por último, existe o tornado, o mais forte de todos os fenômenos meteorológicos. Embora menor que os anteriores a velocidade dos ventos costuma atingir 490 km por hora nas zonas temperadas do hemisfério norte alcançando um poder de destruição enorme.
 Preparação Geral para Tempestades e ventanias
O início da temporada de verão é um bom período para:
¨  Verificar o seu Kit de Emergência Caseiro, rever e atualizar números de telefone de emergência.
¨  Informar-se sobre o plano de evacuação da sua comunidade com os líderes eclesiásticos locais da sua ala ou estaca. Ou da empresa que você trabalha.
¨  Formular planos para a proteção da sua casa, especialmente o telhado, janelas e portas.
¨  Podar os galhos mortos ou fracos das árvores.
Antes de uma tempestade chegar:
¨  Se possível encha o depósito de gasolina do seu carro.
¨  Feixe as janelas da sua casa.
¨  Guarde ou arrume objetos que estejam soltos na sua propriedade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário