domingo, 16 de dezembro de 2012

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Sr.Governador Raimundo Colombo recebe uma camiseta das mãos de Fabiano Correia.

Iniciada a aproximação com o Sr.Governador Raimundo Colombo para uma futura parceria entre o governo do estado de Santa Catarina e o futuro "Instituto SOS Cidades".



Em um encontro descontraído do jpsd (juventude PSD) em Florianópolis na manhã de sábado (08/12/12) o Sr. Governador do estado de Santa Catarina recebeu das mãos de Fabiano Correia, uma camiseta com a logo do Projeto SOS Cidades que foi criado para servir de apoio à sociedade no que diz respeito à "PREVENÇÃO, PREPARAÇÃO E RESPOSTA A DIVERSOS TIPOS DE SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA"


domingo, 16 de setembro de 2012

Acidentes domésticos "continuação" Protegendo as crianças em casa!


Cuidados com medicamentos


-Todos os medicamentos devem ser guardados fora do alcance das crianças, em lugares altos e, de preferência, em armários ou caixas bem fechadas;

-Não tome, nem dê medicamentos sem prescrição ou orientação médica;

-Não deixe os seus medicamentos ao alcance das crianças e, de preferência, não os tome à frente delas, pois estas tendem vir a imitá-lo;

-Não use remédios cujo prazo de validade já expirou ou cujas embalagens estão deterioradas. Junte-os e entregue-os na farmácia mais próxima.

Cuidados com escadas
-As escadas devem ter um corrimão de apoio e o piso não deve ser liso (escorregadio);

-Não se esqueça de fechar as proteções e barreiras dos acessos às escadas depois de passar. Um portão mal fechado é como se não existisse.

Cuidados com janelas e varandas
-Coloque grades ou redes de proteção em todas as janelas e varandas. São as únicas formas de evitar acidentes graves em apartamentos. Uma porta ou uma janela aberta representam um grande perigo. Há muitas quedas de crianças em consequência de janelas e portas abertas.

Cuidados com piscinas, (também serve para lagos, lagoas e até na praia )
-Nunca deixe a criança sozinha perto de uma piscina, mesmo que esta seja própria para ela;

-Nunca deixe uma criança sozinha na piscina, seja em que circunstância for. Muitos afogamentos de crianças até aos 4 anos ocorrem porque os adultos se ausentam por “um minuto”, para atender o telefone, ir buscar o lanche, etc.

-Esteja atento às brincadeiras das crianças na água;

-Coloque braçadeiras ou coletes às crianças que não sabem nadar, mesmo quando elas estão a brincar ao pé da piscina. Se escorregarem e caírem para dentro da água estarão mais protegidas;

-Se tem piscina em casa, coloque uma vedação ou tela de protecção à volta, de forma a impedir que a criança tenha acesso à água.

Cuidados na cozinha
-Não deixe crianças sozinhas na cozinha;

-Guarde facas e objectos cortantes em locais pouco acessíveis;

-Não deixe tachos e panelas a vista sem ninguém na cozinha e tenha especial cuidado com líquidos quentes, como sopa ou água a ferver, já que queimaduras com líquidos quentes são frequentes em crianças;

-Não deixe os bicos do fogão ligados quando acaba de cozinhar;

-Vire os cabos das frigideiras para o interior do fogão, para evitar que as crianças tentem pegar-lhes;
-Pode remover os botões do fogão quando este não estiver em uso;

-Guarde bem os fósforos, pois as crianças não têm medo do fogo e certas brincadeiras podem provocar incêndios;

-Torradeiras, bules, garrafas térmicas e outros equipamentos devem ser mantidos fora do alcance das crianças.




domingo, 19 de agosto de 2012

Terremoto no sul de Santa Catarina!


Uma das coisas que deixou minha mente preocupada nestes últimos meses foi a notícia  daqueles tremores de terra em Minas Gerais (Brasil), com medo de ter no futuro terremotos no nosso País, pesquisei e... sim! já foram registrados terremotos no Brasil, e o primeiro com registro de morte ( 1 morte) foi em Minas Gerais, em 09/12/2007, Os três maiores foram no Mato Grosso: atingiu 6,6 graus na Escala Richter, Litoral de Vitória, Espírito Santo, 1955: 6,3 graus e divisa entre Acre e Amazonas, 2007, 6,1 graus e o que me deixou mais preocupado um terremoto de 5,5 graus foi o que aconteceu aqui na região onde vivo com minha família. Para quem não sabe, moro em Capivari de Baixo Santa Catarina sul do Brasil onde está a termelétrica Jorge Lacerda!.


quarta-feira, 20 de junho de 2012

Acidentes domésticos - Cuidando das crianças em casa - Continuação

Cuidados com produtos de limpeza e outros produtos tóxicos
-Seja na cozinha, dispensa ou em qualquer outra divisão da casa ou no jardim, guarde estes produtos em locais inacessíveis a crianças e a animais;

-Há trancas e protetores (inclusive cadeados) que impedem a abertura de armários e gavetas da cozinha ou de outros locais;

-São produtos tóxicos, muitas vezes até inflamáveis, e a sua ingestão ou inalação pode ter consequências graves ou até fatais;

-Nunca coloque detergentes, insecticidas ou pesticidas em garrafas de água de plástico já usadas, porque as crianças podem ingerir o produto pensando ser água, resultando num acidente com grande gravidade.


 
Cuidados com eletricidade e tomadas
-Instale protetores adequados em todas as tomadas da casa, para evitar choques elétricos;

-Esteja sempre alerta, pois uma tomada tem uma atração especial para as crianças que estão na fase de engatinhar ou até um pouco mais crescidas, parecendo os locais ideais para tentarem enfiar os dedos e os mais variados objetos.

Cuidados com objetos pontiagudos ou cortantes
-Facas, tesouras, chaves-de-fendas e outros objetos perfuradores nunca devem ser dados às crianças para elas brincarem. Mantenha esses objetos em locais fechados e que a criança não tenha acesso.

Cuidados com a tábua e o ferro de passar roupas
-Nunca deixe o ferro ligado com o fio desenrolado e ao alcance das crianças. Além da alta temperatura, é perigoso pelo seu peso e pela ligação à eletricidade;

-Evite o uso de tábuas de passar roupa que possam ser puxadas para baixo.

Cuidados com armas
-Não tenha armas em casa. Se tiver, arrume-as ou guarde-as longe do alcance das crianças;

-Nunca tenha as armas carregadas em casa;

-Nunca deixe as munições junto à arma. Guarde-as em local seguro e inacessível às crianças.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Acidentes domésticos - Cuidando dos nossos idosos - Continuação



Como evitar acidentes com idosos

-Seja cuidadoso, de modo a não cometer erros na dosagem dos medicamentos que possa estar tomando.

-Não beba álcool! se decidir, não beba em excesso.

-Use sapatos bem ajustados, com solas antiderrapantes (de preferência com ranhuras). Evite usar solas de plastico e protetores de metal. Os sapatos devem ter saltos largos, calcanhares reforçados e presilhas ou atadores, de modo a evitar que os pés se movimentem dentro dos calçados. Evite usar chinelos.

-Acomode (organize) os móveis da casa de maneira cuidados. Deixe espaço para poder andar de um lado para o outro sem encontrar obstáculos. Não ande sobre pavimentos escorregadios (molhados ou encerados); os tapetes devem cobrir todo o chão de uma parede à outra ou possuírem forro antiderrapante. A mobília não deve ter rodas e a cama e as cadeiras não devem ser demasiado baixas ou altas. Coloque barras de apoio na banheira, no chuveiro e ao lado da pia. Utilize tapetes de borracha antiderrapantes no chuveiro e na banheira.

-Ilumine convenientemente toda a casa - quarto, corredor, sala, cozinha e banheiro.

-As escadas devem ter boa iluminação, corrimãos seguros e degraus antiderrapantes.

-Utilize a visão que tem, nas melhores condições. Se precisar de óculos, use-os.

-Não coloque no chão pequenos tapetes. Não deixe gavetas abertas.

-Não deixe fios elétricos ou do telefone no chão. Fixe-os às paredes.

-Mantenha todos os utensílios elétricos em boas condições de funcionamento e a salvo de salpicos de água. Nunca os utilize quando estiver mexendo em água.

-A grama, o jardim, o pátio, as passagens para carros e passeios devem estar livres, sem buracos, fendas ou outras irregularidades.

-Procure não estar sozinho. Não se isole, pois isso pode atrasar a chegada de ajuda do exterior no caso de acidente.

-Esteja atento a movimentos inesperados de animais, crianças e bicicletas.

-Traga consigo uma lanterna e utilize-a para que possa ver e ser visto na escuridão.

-Não tenha vergonha de pedir ajuda para atravessar a rua.

-Use bengala, se o seu médico concordar.

-Tenha uma campainha perto de si, sempre que possível.
Se acontecer um acidente:

-Se cair, procure levantar-se de forma correta - dobre-se sobre o estômago, ponha-se de quatro apoios e engatinhe até à peça de mobília que se encontra mais próxima de si. Coloque as mãos sobre ela e ponha um dos pés à frente, bem assente no chão. Levante-se e, em seguida, sente-se, até se encontrar recuperado.

-Se não conseguir levantar-se, tente pedir ajuda - a colocação de uma campainha no chão do quarto, debaixo de uma cadeira, ou de um telefone, juntamente com os números de emergência num banco baixo, constitui precaução a tomar.

-Tente manter-se quente até chegar alguém para o ajudar. Puxe os tapetes próximos para cima de si, por exemplo, casacos ou os lençóis, o que estiver à mão.

-Se sofrer um corte ou queimadura, procure a ajuda de um médico ou enfermeiro.
Se sofrer um acidente, não o considere um acontecimento de mau presságio e não limite as suas atividades. Pelo contrário, não se esqueça de que a atividade física o ajudará a manter-se mais saudável.

Quero agradecer a defesa civil do Ceará que contribuiu com esta matéria através de seu site


Artigo anterior - Acidentes domésticos com idosos por Valmir Garcia Lima

O Brasil começa a explorar a ENERGIA LIMPA das ondas do mar cearense


Dois flutuadores formam o primeiro módulo da usina de ondas da América Latina


O país começa este mês sua primeira grande experiência para aproveitar a energia das ondas do mar. A primeira usina de ondas da América Latina funciona no porto do Pecém, a 60 quilômetros de Fortaleza e será lançada oficialmente durante a Rio+20. Para os pesquisadores, o local é um laboratório em escala real onde serão ampliados os horizontes da produção energética limpa e renovável.

Leia mais sobre esse assunto em:  O GLOBO
© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Gripe A Influenza A H1N1 de volta no Brasil! Saiba tudo!


Assim como a gripe humana comum, a influenza A (H1N1) apresenta como sintomas semelhantes e outros agregados.
O surto de gripe suína de 2009 em humanos, oficialmente denominado como gripe A (H1N1) (português de Portugal) ou influenza A (H1N1) (português do Brasil) e inicialmente conhecido como gripe mexicana, gripe norte-americana, influenza norte-americana ou nova gripe, deveu-se a uma nova estirpe de influenzavirus A subtipo H1N1 que continha genes relacionados de modo muito próximo à gripe suína. A origem desta nova estirpe é desconhecida. No entanto, a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) anunciou que esta estirpe não foi isolada em porcos. Esta estirpe transmite-se de humano para humano, e causa os sintomas habituais da gripe.

Diagrama dos sintomas da gripe A (H1N1) no ser humano:



1- Corpo em geral - febre
2- Psicológico - letargia, falta de apetite
3- Nasofaringe - rinorreia, dor de garganta
4- Sistema Respiratório - tosse
5- Gástrico - náuseas, vómitos
6- Intestino - diarréia.


Passageiros do metrô na Cidade do México usando máscaras de proteção em 24 de Abril de 2009.
Formas de contágio

Imagem de microscópio eletrónico de uma coloração negativa de um vírus de gripe H1N1 "rearranjado."

Assegure-se de que a sua família tenha um kit de emergência.

¨ Se tiver crianças pequenas, tenha um plano alternativo para elas no caso das escolas terem que fechar.
¨ Faça planos para membros da família que tenham necessidades especiais.

Durante uma Pandemia

¨ Lave as mãos com freqüência com sabão e água. Quando sabão e água não estiverem disponíveis, utilize álcool em gel.
¨ Mantenha-se longe de pessoas que estejam doentes.
¨ Não vá para o trabalho ou para a escola se estiver doente.
¨ Tape a sua boca e nariz quando tossir ou espirrar; Mas nunca com as mãos.
¨ Se utilizar um lenço descartável, atire-o para o lixo logo depois de usá-lo e depois lave as mãos.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Previsão do tempo para dia 26 de maio de 2012 em Tubarão SC

Aprenda como fazer uma horta - SOS CIDADES


Que tal usar ervas e hortaliças cultivadas no próprio quintal? Suculentas e charmosas, as hortas caseiras aumentam o contato com a natureza e incentivam o consumo de alimentos saudáveis. Se você gosta da ideia, mas tem dúvidas na hora de plantar, não pode perder a oprotunidade de aprender mais sobre o assunto.


terça-feira, 22 de maio de 2012

ACIDENTES DOMÉSTICOS - SOS Cidades

 De todos os lugares do mundo com certeza o melhor lugar é a nossa casa , por isto é o lugar onde passamos mais tempo e por consequência é um lugar onde ocorrem muitos acidentes, principalmente com crianças e com idosos.


Algumas histórias interessantes para se ter uma idéia:


         1) Em 2002 o jornalista Ferreira Neto, ao descer a escada de sua residência, levou um tombo, vindo a bater com a cabeça, falecendo após dar entrada no hospital.





2) A rainha Elizabeth Bowes-Lyon, em novembro de 2000, logo após completar 100 anos de idade, caiu ao escorregar em um tapete, fraturando a clavícula.







3) A escritora Agatha Christie, aos 83 anos, quebrou uma perna após cair no saguão de sua residência em Wallinford EUA, em razão da falta de luz no ambiente.



4) O papa João Paulo II sofreu 2 tombos, com graves conseqüências, no banheiro, em razão do chão liso combinado com água.




A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, em pesquisa recente, levantou que um ( 1 ) em cada quatro ( 4 ) idosos cai, dentro da própria casa, pelo menos uma vez por ano. Em 35% desses tombos gerou algum tipo de fratura.

Abaixo alguns números interessantes para se pensar sobre o assunto:

* A mencionada pesquisa revelou que a principal causa de queda em casa (22%) é a baixa súbita de pressão arterial ao levantar da cama;

*19% dos acidentes domésticos foram causados pela dificuldade de se enxergar objetos que possam ocasionar escorregões;

* uso de calçados inadequados (18%) e obstáculos no caminho;

*11%, (ex: tapetes escorregadios) também são preocupantes.


No próximo comentário, na semana que vem, apresentarei dicas de como evitar estes acidentes.


Autor: Valmir Garcia Lima
Formado como Técnico em Segurança do Trabalho e como Técnico em Enfermagem.

Imágens de caráter ilustrativo derivado de buscas por imágens no buscador: Google por Fabiano Correia

domingo, 15 de abril de 2012

Public schools of Brazil, will be forced to adopt a plan for the safe evacuation of students and staff in emergency situations.

The public schools of Sorocaba Brazil, 92 km from São Paulo, will be forced to adopt a plan for the safe evacuation of students and staff in emergency situations. It is expected that the bill approved today in final vote by the Board.


 To become law, the project must still be endorsed by Mayor Vitor Lippi (PSDB). The schools have a period of one year to adapt to requirements that include escape routes marked, emergency exits and doors antipanic. About 80 businesses have to adapt to the new standard.

The author, Councilman Jose Francisco Martinez (PSDB), says that the project was presented in April this year, shortly after the episode known as "Realengo massacre" in which a gunman stormed a school in Realengo, west of Rio de January, and shot dead 12 students.

He said if the school was provided with escape routes the proportion of the tragedy could have been lower. According to the project, copies of a sketch with the emergency plan must be displayed in places of easy viewing and the school must perform simulations periodic evacuation of the building.