terça-feira, 4 de outubro de 2011

Japão: Mini arca de Noé contra desastres naturais - SOS CIDADES

 



 
Uma pequena embarcação hermética e de forma redonda promete agir como uma verdadeira arca de Noé e salvar famílias até quatro pessoas de acidentes naturais como os tsunami.

"Noah" - um abrigo redondo e amarelo, em forma de bola, construído pela empresa japonesa Cosmo Power - foi desenvolvido há quatro anos para enfrentar desastres naturais como os maremotos. No entanto, na altura da sua apresentação, o dispositivo não teve grande sucesso.

Mas depois do último tsunami - que deixou mais de 20.000 pessoas mortas ou desaparecidas – as encomendas não param de chegar à empresa e a invenção da Cosmo Power passou a fase de protótipo estando já a ser produzida e comercializada.

O engenho foi submetido com sucesso a inúmeros testes de resistência e é feito de fibra de vidro altamente resistente que a empresa garante ser à prova de qualquer desastre. Para casos de inundações, esta bolha tem um sistema de ventilação e uma janela que permite visualizar o que se passa no exterior.

O presidente da empresa, Shoji Tanaka, disse à agência Associated Press que este “é o único abrigo capaz de proteger contra qualquer tipo de desastre natural”.

Desde setembro, quando chegou ao mercado, já foram vendidos 600 exemplares do Cosmo Power. A bolha amarela está à venda por cerca de 3000 euros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário