sábado, 1 de outubro de 2011

Planejando a vida financeira da família - SOS CIDADES


   Para conseguir um bom controle orçamentário, você deverá administrar todos os gastos e envolver todos que fazem parte das despesas. A esposa e filhos, por exemplo devem estar envolvidos e ter consciência da necessidade de manter um padrão orçamentário. Com isso todos saem ganhando.
    Fazer um controle das despesas, não significa que a família terá que passar necessidades, ou ficar "apertada". Fazer um planejamento financeiro facilitará a compra de um carro novo, um computador para seu filho, fazer aquela viagem tão sonhada, ou aquele curso que permitirá crescer profissionalmente e melhorar a renda familiar.
    Planeje muito bem seu orçamento. Veja quais são os gastos necessários e o quanto poderá ser gasto. Estabeleça regras e defina quais são as prioridades, dando destaque ao que é mais importante. Colocando outras necessidades mais para frente. Por exemplo, se você tem uma boa geladeira, mas mesmo assim precisa ser trocada por uma maior e, ao mesmo tempo precisa de um microondas. Porque não comprar o microondas e adiar a compra da geladeira?
    Você precisa ter um plano de gastos ou aplicações, evitando furos, pois juros de cheque especial, ou retiradas de aplicações podem gerar perdas.
    Você deve encarar os problemas financeiros de maneira objetiva.
    Para que o orçamento possa funcionar, você deverá considerar os desejos e objetivos de todas a pessoas da família.
    Seu planejamento deve ser realista. Não pense que a redução poderá ser radical. Você deve contar com possíveis manutenções em sua casa, trocas ou consertos de eletrodomésticos, etc, ou seja eventualidades. Todos os gastos deverão passar por uma analise criteriosa. Não elimine simplesmente. Pense se a eliminação de um item em seu orçamento poderá comprometer outros objetivos.
    Administrar sua vida financeira, significa gastar dentro dos limites do que se ganha.
    Para obter bons resultados, você precisará ser firme e constante, até conseguir o seu objetivo ou a meta.

    A vida tem imprevistos. Sempre que houver alguma mudança, avalie o impacto e procure reprogramar-se. Isso é comum em qualquer plano e não quer dizer que tudo se pretende não vai ser realizado.



Caiu a ficha?


Nenhum comentário:

Postar um comentário