quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Defesa Civil quer cadastrar líderes comunitários para avisar sobre enchentes - SOS CIDADES

A Defesa Civil de São Paulo vai fazer um cadastro dos líderes comunitários nos municípios para passar informações diretas sobre a previsão de enchentes durante o período de chuvas. Segundo o capitão Fauzi Salim Katibe, essas pessoas vão receber avisos sobre previsões meteorológicas e possibilidades de desastres por meio de SMS. O sistema já funciona com agente da Defesa Civil, mas a comunicação direta com a comunidade começará a ser feita este ano.

Durante apresentaçãoo do plano de operação da Sabesp para as represas no período de chuvas, na manhã desta terça-feira (4), o tenente Marcelo Kamada disse que o mesmo sistema vai ser usado para avisos sobre aberturas emergenciais de comportas de reservatórios. De acordo com o tenente, o líderes saberão com cerca de 12 horas de antecedência sobre o aumento do nível dos rios.

- Essa informação era passada por contato telefônico até o ano passado. O SMS tem uma velocidade muito maior e pode pegar a pessoa a qualquer hora do dia.

Outra novidade da Defesa Civil para a prevenção de catástrofes causadas pelas chuvas é a criação do Sindec (Sistema Nacional de Defesa Civil). O site, que foi criado este ano, vai funcionar como um banco de dados alimentado pelos municípios. De acordo com Catibe, o cruzamento desses dados com estudos sobre alagamentos em cada região poderá aumentar o tempo de resposta em situações de emergência.

- No futuro, queremos olhar para esses dados e poder dizer que em tal rua já choveu acima da capacidade máxima. Assim poderemos dar uma resposta mais rápida.

Catibe alertou, entretanto, que qualquer melhora no sistema de atuação da Defesa Civil não é suficiente se não houver uma melhora na conscientização da população. Segundo ele, muitas vezes o alerta de retirada das áreas é dado, mas as pessoas esperam até o último minuto para sair.

Para o capitão, esse problema cultural dificultou os trabalhos durante as enchentes que atingiram Santa Catarina no último mês. Catibe disse que o serviço de meteorologia previu a chegada de um furacão, mas as pessoas não acreditaram no aviso e demoraram para tomar uma iniciativa.
- O ideal seria que a população atendesse os primeiros alertas da Defesa Civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário