segunda-feira, 3 de outubro de 2011

1° de Setembro no Japão, dia da prevenção de desastres - SOS CIDADES

Desde 1960, dia 1 de setembro se tornou o Dia de Prevenção de Desastres ( Bousai no Hi ) no Japão. Essa data foi escolhida porque é o aniversário de um grande terremoto de magnitude de magnitude 7,9 que devastou Tóquio em 1923, onde estima-se que cerca 150 mil pessoas tenham morrido.
Não é considerado um feriado nacional, porém nesse dia são feitos diversas atividades com a população para ensinar-lhes como proceder diante de um desastre natural. Nesse dia, nas escolas japonesas, além das homenagens às vítimas, também são feitos treinamento de evacuação.

Esse é o principal objetivo nesse dia: Preparar as pessoas para todos os desastres naturais, incluindo os tufões, muito comuns nessa época do ano. Em todo o Japão, os governos municipais organizam exercícios e treinos para esquadrões anti-incêndio, moradores, empresas e a população geral.

Para ajudar a difundir o conhecimento, foi feito uma animação computadorizada de uma simulação de um grande terremoto destruindo a cidade de Tóquio. Nessa animação, financiado pelo governo, mostra milhares de edifícios em colapso ou pegando fogo, e a situação de milhões de pessoas incapazes de regressar às suas casas devido à infraestrutura de transporte destruída pelo desastre. http://www.japaoemfoco.com/bousai-no-hi-dia-da-prevencao-de-desastres/

Nenhum comentário:

Postar um comentário